Como posso entender a vontade de Deus em minha vida?

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Pastor Sória, como posso entender a vontade de Deus em minha vida? Como saber que o quero fazer está dentro da vontade de Deus, e não apenas na minha vontade? Como discernir a vontade de Deus na decisão a tomar quanto a casamento, profissão, atividades, ou até mesmo nos ministérios da igreja?

 


RESPOSTA DO PASTOR SÓRIA: ENTENDENDO E EXECUTANDO A VONTADE DE DEUS.
Discernir a vontade de Deus pode parecer uma missão impossível para muita gente, em muitos momentos da vida. Saber escolher e tomar a decisão certa não é muito fácil, pois nossa própria vontade, nossas impressões e interpretações pessoais, assim como as opiniões de outros nos influenciam e nos fazem, por vezes, tomar caminhos inseguros c errados.

Alguns pontos fortes podem nos ajudar a entender a Vontade de Deus e tomar a decisão certa dentro do Plano Divino para nós:

1. Em oração, sentir uma forte e clara convicção que a escolha da
decisão a tomar é a da perfeita vontade de Deus. Toda decisão dos
servos do Senhor devem ser tomadas em oração.


2. Examinar as Escrituras para ver se a decisão está dentro da
Revelação Divina, a Bíblia Sagrada. Todas as decisões precisam ser
tomadas de acordo com as ordens do Senhor ensinadas na Bíblia. Os
servos do Senhor precisam tomar suas decisões lendo a Bíblia.


3. As decisões importantes devem ser tomadas seguindo os
conselhos dos irmãos em Cristo, de acordo com a visão da igreja,
através de seus líderes e ministros.


4. Todas as decisões importantes precisam ter a compreensão e a
aceitação da família. Nossa família deve estar participando com alegria
de nossas decisões.
Portanto, para tomar nossas decisões, segundo a vontade de Deus, não basta acharmos que estamos no caminho certo sozinhos. Nem sempre basta termos certeza que estamos certos. Não basta nossa convicção apenas. Precisamos ter um conjunto de situações favoráveis. O fato de estarmos sendo incentivados a fazer alguma boa obra, necessária no geral em prol da causa, não significa que no específico esta seja a vontade de Deus no momento.
Decisões na igreja não podem ser tomadas por iniciativa de alguém que julgue estar tendo uma revelação especial. Deus afirma e confirma sua Palavra e sua vontade através do seu Espírito agindo na vida de seus servos.


Os conselheiros devem ser procurados, mas não basta ouvir conselhos estes também devem ser analisados à luz da Palavra. Lembremo-nos do rei que ouviu conselheiros que o levaram a fazer exatamente o contrário da vontade Divina.


Por vezes achamos que devemos fazer o que o nosso coração manda. Isto é bonito, mas pode ser enganador, pois o desejo de nosso coração pode nos levar de encontro ao desejo do coração de Deus. Notem, disse de encontro, isto é contrário e não a favor; ao encontro é que é o certo. De encontro significa que há um choque, um desacordo. Ao encontro significa que há um acordo, que vai se juntar e não se chocar. Muita gente faz confusão com os dois termos, mas infelizmente não se trata apenas de um erro de português, mas também, em muitos casos de ótica, de visão e de vontade de fazer a vontade de Deus, fazendo no lugar a sua própria.


Assim também em todas as ações de cunho pessoal e familiar, tais como compras, vendas, viagens, dívidas, empréstimos etc, precisamos estar buscando a vontade de Deus. Para tanto é necessário usar os mesmos critérios acima mencionados. Lembremo-nos de sempre orar antes de tomar nossas decisões. É indispensável buscarmos inspiração na leitura bíblica. É necessário ouvir conselheiros, buscando nos líderes espirituais as orientações e diretrizes para o planejamento e a execução dos planos. A visão da igreja assim como suas normas devem ser buscadas juntamente com o consenso familiar.


Ninguém deve achar que sua decisão independe desse conjunto de pontos fortes, aos quais outros podem ser acrescidos. Para se fazer a vontade de Deus na vida pessoal, assim como profissional, familiar, eclesiástica e espiritual deve haver humildade para ouvir conselhos; disposição para procurar entender; paciência para esperar o momento certo e simplicidade para obedecer.

Pr.Paulo Roberto Sória

Comentários   

 
+3 #1 KARINE 10-06-2015 13:20
gostei . estava prestes a me inscrever no ENEM PARA PASSAR EM MEDICINA. MAS NAO FALEI COM NINGUEM ACREDITO Q DEVO AMADURECER ESTA IDEIA E CONVERSAR COM OS MAIS MADUROS NA FE. A MINHA PRESSA E POR QUE TENHO 42 PARA 43 MEU E MEDICO E EU GOSTARIA DE CONTINUAR O TRABALHO DELE. POIS MUITO APRENDI COMO ENFERMEIRA E SUA AUXILIAR A IMPORTANCIA DE AJUDAR AS PESSOAS Q PRECISAO DE AJUDA RELACIONADA A DOENÇAS. POIS AS PESSOAS HOJE ESTOU POUCO AMPARADAS,PORQU E O Q ESTAO SE FORMANDO NAO ESTAO PREOCUPADOS DIGO A MAIORIA EM AJUDAR OS PACIENTES. E ISSO ME INTRISTECE.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

KZ Contratipos