A Graça

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Todas as relações de Deus com a humanidade  na época atual são baseadas na graça. Isso significa que Ele dispensa aos homens favor que eles não merecem.

A palavra graça é encontrada 160 vezes nas Escrituras Sagradas. As três pessoas da divindade estão intimamente ligadas à graça. 1 Pd. 5:10 (PAI), Jo. 1:14 (FILHO), Hb. 10:29 (ESP. SANTO).

DEFINIÇÃO

1.  A graça é o amor demonstrado para com quem não é digno dele. Ex: Deus é amor, mas quando Ele outorga esse amor a pecadores e culpados, impuros e rebeldes, Ele está revelando graça.

2  O amor que olha para cima é adoração. O amor que se manifesta ao seu próprio nível, é afeição. O amor que desce para alcançar aos inferiores, que não pode dar nada em recompensa, é graça.

3  Graça é Deus demonstrando tão somente amor e misericórdia, quando nós, seres humanos, merecíamos tão somente ira e castigo. É Deus inclinando-se para nós em amor infinito como Ele o fez. Jo. 1:17a.

4  Graça é Deus dando o que o Céu tem de melhor para salvar o que a terra tem de pior.

Não se pode confundir graça com obras. Se o homem pudesse conseguir a salvação da sua alma, o perdão dos seus pecados, através de boas obras, então a salvação seria apenas uma recompensa. Rm. 4:4,5. Deus não deve nada ao homem. A salvação que Ele oferece é puramente de graça. Não depende de nada daquilo que tivermos feito. Depende sim, daquilo que Jesus Cristo fez.

Não se deve confundir também com a lei. Os homens não são salvos pela observância da lei, e, sim, pela graça.

-  A lei impõe uma tarefa a realizar, a graça fala de uma tarefa já realizada.

-  A lei diz: faze isto e viverás. A graça diz: vive, e então farás.

-  A lei diz: Amarás ao Senhor teu Deus. A graça diz que Deus amou ao mundo. Jo. 3:16,  e que nós O amamos porque Ele nos amou primeiro. 1 Jo. 4:19.

-  A lei condena mesmo os melhores, Rm. 3:19. A graça salva mesmo os piores. Rm. 3:24 Rm. 5:18-21.
-  A lei revela pecado Rm. 3:20. A graça revela salvação. Tt. 2:11-13.

-  A lei revela pecado Rm. 3:20. A graça revela salvação. Tt. 2:11-13.

-  A lei revela pecado Rm. 3:20. A graça revela salvação. Tt. 2:11-13.

A NECESSIDADE DA GRAÇA

O homem é um ser pecaminoso e rebelde contra Deus. Deus é um ser santo e não pode tolerar o pecado; o pecado tem de se punido. Por isso, Ele salva o pecador perdoando o seu pecado através da  obra, sacrifício e morte de Seu Filho Jesus Cristo.

Concluímos então que a graça traz grandes bênçãos para a vida do ser humano.

a)  Salvação: isto significa vida eterna com Deus.

b)  Justificação: Quer dizer que o salvo pela graça fica isento de qualquer culpa, visto que seus pecados são todos perdoados.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

KZ Contratipos