Dinheiro e Felicidade

Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O desejo de possuir atinge a quase todos, e a distinção entre necessidades e desejos está a ficar cada vez mais perdida.  De facto, a quantidade de dinheiro e coisas materiais que temos não garante a felicidade, embora seja claro que uma suficiência de dinheiro pode ajudar-nos ter uma vida saudável e feliz.

Segundo uma pesquisa feita pelo psicólogo Edward Diener, quando o rendimento aumenta, o senso de felicidade também aumenta, mas só até um ponto.  Uma vez que um nível médio do rendimento esteja atingido, a felicidade começa a baixar outra vez.

Desta pesquisa podemos então concluir que nem os ricos, nem os pobres, são mais felizes, mas aqueles que têm suficiente para a sua vida diária.

A Bíblia, que é a fonte da sabedoria, fala muito acerca do relacionamento entre dinheiro e felicidade.

Vamos ver alguns conselhos.

Encorajamento para os pobres:

1.Nada trouxemos para este mundo e nada podemos levar dele - então sejamos contentes com as coisas básicas que temos. (1 Timóteo 6.7)

2. Deus escolheu os pobres aos olhos do mundo para serem ricos na fé e para terem um lugar no céu o qual Ele prometeu aos que o amam. (Tiago 2.5)

3. A vida duma pessoa não depende das coisas que ele possui. (Lucas 12.15)

4. Não devemos andar preocupados e ansiosas porque Deus promete providenciar as coisas que são necessárias para viver, se queremos fazer a Sua vontade.  Tal como Deus dá alimento aos pássaros Ele vai cuidar de nós, visto que o ser humano tem mais valor do que os pássaros.  (Mateus 6.25-34)

5. Deus promete que sempre que damos aos outros, vamos receber dos outros em boa medida. Deus sempre abençoa uma pessoa generosa. (Lucas 6.38)

Avisos para os ricos

1. A qualquer hora Deus pode pedir-lhe a sua alma e por isso é mais importante pensar na parte espiritual da sua vida do que ganhar dinheiro. (Lucas 12.19)

2. Que aproveita alguém em ganhar o mundo inteiro se acabar por se perder a si mesmo? (Mateus 16.26)

2. Tenha cuidado e guarde-se da avareza - a vida de um homem não depende dos coisas  que ele possui. (Lucas 12.15)

3. Não junte riquezas neste mundo, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões assaltam e roubam. (Mateus 6.19)

4. A ganância do dinheiro é a raiz de todo tipo de mal. Levadas por ela, muitos perderam a fé e meteram-se em grandes aflições. (Tiago 6.10)

5. Os que desejam ser ricos caem na tentação e na armadilha, e são vitimas de muitos desejos insensatos e prejudiciais. (Tiago 6.9)

6. Naõ é fácil um homem rico entrar no céu. (Mateus 19.23)

7. Não ponha a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus. Sejam ricos de boas obras e generosos em dar, pronto a repartir. (1 Timóteo 6.17)

8. Uma pessoa generosa vai ser abençoada por Deus. (Provérbios 11.25)

Não se pode servir a Deus e ao dinheiro. (Mateus 6.24)

Texto do site Vida Radical

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

KZ Contratipos